Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar!
Você sabe o que um profissional de arquitetura pode fazer? Hoje o Blog da A Arquiteta mostrará os segmentos que podem ser explorados por quem optar por seguir a carreira de arquiteto:
Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar!
1 — Desenvolvimento de projetos:
Esta é a atividade mais comum entre os arquitetos e urbanistas. A função deste trabalho é projetar casas e edifícios que conciliem conforto e funcionalidade, sempre visando a sustentabilidade e o custo-benefício.
Geralmente é por onde os arquitetos se inserem no mercado de trabalho, para depois se especializar em algum segmento mais direcionado.
2- Design de interiores:
Nesse caso, a principal função é projetar espaços internos, como salas de estar, quartos e escritórios comerciais, decidindo desde a disposição dos móveis até o acabamento do material que seja utilizado.
O objetivo de um designer de interior não é simplesmente deixar o local mais bonito, mas sim proporcionar um ambiente mais harmônico e agradável, conforme as necessidades apresentadas pelo cliente.
3 — Patrimônio histórico:
O profissional que optar por seguir carreira nessa área de atuação terá a competência de restaurar edifícios, monumentos históricos e construções tombadas em geral.
Os restauradores visam sempre preservar nos mínimos detalhes as características originais das obras.
É considerado um trabalho que requer uma mão-de-obra bastante especializada, gerando uma escassez profissional em alguns casos, com isso o arquiteto com qualificação na área está bastante valorizado no mercado atualmente.
Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar!
4 — Paisagismo
O paisagismo, como o nome já diz, tem como intuito interligar as características das paisagens naturais em obras arquitetônicas, podendo ser elas tanto casam e edifícios como também locais públicos, como praças, jardins e bosques.
O paisagista também pode atuar na recuperação de paisagens naturais degradadas, causada pela construção desorganizada dos grandes centros.
Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar! Crédito: Guia Obra Prima5 — Urbanismo:
Primeiramente é importante salientar que boa parte das vagas relacionadas ao urbanismo estão atreladas a concursos públicos.
A explicação para isso é simples: o urbanismo consiste basicamente no planejamento do plano diretor do espaço público, englobando prédios, transporte e até mesmo saneamento básico.
Além disso, um bom urbanista deve estar sempre atualizado com relação às legislações, que em muitos casos inclusive variam de município para município.
6 — Arquitetura verde:
Essa é uma área que vem ganhando maior representatividade com o passar dos anos.
A função destes profissionais é desenvolver projetos tanto residenciais quanto comerciais, que não apenas respeitem as normas ambientais em vigor, mas que também interaja as características do projeto com os aspectos naturais do local ao redor, reduzindo o impacto ambiental de uma maneira geral.
7 — Luminotécnica:
O arquiteto fica responsável pelo gerenciamento e distribuição da iluminação do ambiente. Apesar de ser um ramo da arquitetura pouco conhecido, possui várias aplicações como shows, espetáculos e grandes eventos em geral.
Além disso, em alguns casos também trabalha em conjunto com o designer de interiores para ambientes mais sofisticados, demonstrando a intercambiabilidade entre as áreas de atuações de um arquiteto.
Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar! Crédito: MP EletricE aí, gostou do artigo sobre Carreira Profissional – 7 nichos onde um arquiteto pode trabalhar?
Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores: