As 5 Transformações Inesperadas Que Vão Surpreender Sua Decoração.
A

As cores são elementos fundamentais na decoração, capazes de transformar completamente a atmosfera de um ambiente. Escolher as tonalidades certas pode realçar a personalidade de cada cômodo, transmitindo emoções e sensações específicas. No entanto, é preciso saber usar as cores de maneira equilibrada para evitar resultados desarmoniosos.

Principais dicas para usar cores na decoração:

  • Defina quais móveis e objetos receberão cores vibrantes e quais ficarão mais neutros
  • Utilize as cores aos poucos, adicionando-as gradualmente para manter o controle
  • Em quartos, concentre as cores atrás da cabeceira para não prejudicar o sono

Ambientes coloridos: equilíbrio é a chave

Ciça Rego Macedo, designer de interiores, compartilha técnicas valiosas para introduzir cores de forma harmoniosa em diferentes cômodos da casa. Segundo ela, é essencial definir previamente quais móveis e objetos receberão tons mais vivos ou permanecerão neutros para manter o equilíbrio.

Salas de estar e jantar: personalidade e aconchego

As 5 Transformações Inesperadas Que Vão Surpreender Sua Decoração.
Source: ND Mais

Nesses ambientes mais tradicionais, a regra é adicionar cores aos poucos. “Eu gosto de cor no sofá, adicionar azul marinho, verde ou rosê, por exemplo, você muda totalmente o ambiente“, afirma Ciça. Se alterar a cor do sofá não for uma opção, almofadas coloridas ou tapetes estampados também dão um toque de personalidade.

Na sala de estar, a designer recomenda investir em objetos decorativos vibrantes, como vasos, luminárias ou obras de arte.

Cozinhas coloridas: eletrodomésticos e panelas

Para a cozinha, a dica é aplicar cores em itens fáceis de substituir, como eletrodomésticos e panelas. “Nesse caso, dá para começar pelos eletrodomésticos como liquidificador e batedeira. As panelas também são uma opção muito interessante, já que possuem uma gama de opções”, destaca Ciça.

Quartos: cores para descansar em paz

Nos quartos, o excesso de cores pode se tornar uma distração e atrapalhar o sono. Por isso, a designer recomenda concentrá-las atrás da cabeceira. “Uma dica que eu dou para deixar os quartos mais coloridos é sempre colocar as tonalidades para trás da cabeça, ou seja, atrás da cama. Pode abusar no papel de parede, nas decorações, quadros, ali é mais difícil de cansar“, frisa.

Conclusão: Harmonia e personalidade através das cores

Aplicar cores na decoração é uma arte que requer equilíbrio e bom senso. Ao seguir as dicas de Ciça Rego Macedo, você pode transformar cada ambiente da casa, adicionando personalidade e aconchego através das tonalidades certas. Lembre-se: vá aos poucos, defina quais objetos serão mais vibrantes e quais permanecerão neutros, e preste atenção especial aos quartos para não prejudicar o descanso. Com as cores certas, sua casa ganhará vida e refletirá seu estilo único.

Gostou do post?Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores:
html Copy code
Cursos de Arquitetura
Cursos de Arquiteturahttp://cursosdearquitetura.com.br
O "cursos de Arquitetura" é administrado pelo Designer Daniel Kroll e pela Arquiteta Luciana Paixão. Há mais de 15 anos, ambos atuam escrevendo sobre o ramo de design e decoração e são idealizadores do portal de cursos on-line de arquitetura A Arquiteta desde janeiro de 2013.