Diagramação – Como diagramar uma prancha de arquitetura!
D

Diagramação – Como diagramar uma prancha de arquitetura!

Na arquitetura, o profissional, além de ter ideias incríveis, precisa saber expressá-las. Uma das formas mais comuns de colocar essas ideias no papel é por meio da diagramação de pranchas. Porém, essa também é uma das maiores dificuldades.

Por isso, nós separamos algumas dicas de como diagramar uma prancha de arquitetura. Confira!

Existem várias maneiras de diagramar uma prancha de arquitetura, mas aqui estão alguns passos gerais que você pode seguir:

  1. Defina o escopo e o propósito da prancha. Quais são os objetivos do projeto e o que você quer mostrar na prancha?
  2. Escolha o formato da prancha. Existem vários formatos diferentes, incluindo vertical, horizontal e dobrável. Considere o propósito da prancha e o espaço disponível para exibi-la ao escolher o formato.
  3. Crie um esboço da prancha. Comece desenhando um esboço geral da prancha, incluindo a disposição dos elementos e os títulos principais.
  4. Adicione os elementos da prancha. Isso pode incluir plantas, cortes, fachadas, detalhes de construção, imagens de referência e outros elementos relevantes para o projeto.
  5. Use cores e linhas para destacar elementos importantes e estabelecer relações entre eles.
  6. Adicione legenda e títulos. Inclua uma legenda explicando os elementos da prancha e títulos para cada seção da prancha.
  7. Verifique a consistência visual. Certifique-se de que a prancha tenha uma aparência coesa e organizada, usando a mesma fonte e estilo para todos os títulos e elementos da prancha.
  8. Imprima e monte a prancha. Imprima a prancha em papel de boa qualidade e monte-a em uma moldura ou painel para exibição.

Lembre-se de que cada prancha de arquitetura é única e pode exigir um conjunto diferente de elementos e disposição.

É importante levar em consideração o propósito da prancha e o público-alvo ao criar a sua prancha.

Dicas para diagramar uma prancha de Arquitetura

1. Planeje a diagramação

A diagramação da prancha consiste em dispor os elementos gráficos, ou seja, passar as ideias abstratas para o papel, organizando-as.

É preciso que você consiga encontrar a melhor forma de expressar e transmitir seu projeto e atingir o público-alvo. Para isso, ela precisa ser clara, eficiente e caber no espaço disponível.

Imagem: pinterest.com.br

2. Defina o tamanho da prancha.

Não há um tamanho padrão e, embora existam pranchas normatizadas (A1, A2, A3, etc.), ele pode variar. Após decidir o tamanho da prancha, você também precisa definir a orientação da página.

Diagramação - Como diagramar uma prancha de arquitetura!
Imagem: marinaaraujo.arq.br

3. Defina a grade da diagramação.

Ao definir a grade, você tem uma ideia do espaço que possui e do que pode colocar em cada parte.

É importante escolher um layout que melhor representa o que você quer mostrar, com foco nos elementos principais.

O que for principal pode, por exemplo, ocupar um espaço maior.

Às vezes, é preciso fazer uma representação em pequena escala para ver se a grade que você escolheu é a ideal e atende ao seu objetivo.

Defina também as escalas dos desenhos e conecte as ideias. Não se esqueça de estabelecer as margens da prancha e das grades.

Imagem: dicasarqfabi.wordpress.com

4. Escolha bem o plano de fundo e o conjunto de cores

Exceto se o seu plano de fundo seja uma das imagens que você deseja mostrar, o ideal é que ele seja simples e não roube a atenção das informações principais.

Outro ponto importante é saber escolher as cores que você usará: elas precisam ajudar na transmissão da ideia do seu projeto

. De modo geral, é preciso que haja harmonia entre as imagens, as cores, o plano de fundo e as informações.

Diagramação - Como diagramar uma prancha de arquitetura!
Imagem: comoprojetar.com.br

5. Siga o feeling.

No fundo, você percebe quando tem algo que não está encaixando na sua prancha.

Com o tempo, essa sensibilidade só melhora, já que você fica experiente e acaba desenvolvendo seu próprio método de elaboração da prancha de arquitetura.

Se sentir que algo está errado e não consegue identificar o que é, imagine que você está olhando o projeto como alguém de fora.

Se, ainda assim, não conseguir, peça opinião de outras pessoas e pergunte o que elas conseguem interpretar. Assim, você saberá se sua mensagem foi transmitida com sucesso ou não.

Diagramação - Como diagramar uma prancha de arquitetura!
Imagem: marcelosbarra.com

Para finalizar, acompanhe este nosso vídeo e tenha ainda mais informações (e dicas) para deixar seu projeto representado numa prancha de arquitetura incrível.

Você também pode acessar nosso Curso para Criação de Pranchas de Arquitetura e Mobiliário com Sketchup e Layout.

YouTube video

E aí, gosto do artigo sobre Diagramação de Pranchas de Arquitetura?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Por fim, acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores:

 

 

YouTube video
Gostou do post? Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores:
html Copy code
Cursos de Arquitetura
Cursos de Arquiteturahttps://www.cursosdearquitetura.com.br
O "cursos de Arquitetura" é administrado pelo Designer Daniel Kroll e pela Arquiteta Luciana Paixão. Há mais de 15 anos, ambos atuam escrevendo sobre o ramo de design e decoração e são idealizadores do portal de cursos on-line de arquitetura A Arquiteta desde janeiro de 2013.