Samambaias - 6 espécies para cultivar em casa! 

dicas rápidas

por: CURSOS DE ARQUITETURA

Samambaias são espécies de planta mais antiga que já existiu. Elas datam há mais de 400 milhões de anos.   Elas foram essenciais na ocupação dos ambientes terrestres pelos animais, fornecendo habitat e alimento além de serem importantes na formação do solo rico em nutrientes que viria a propiciar a formação das grandes florestas do carbonífero. 

Samambaias como cuidar?

Só no Brasil já foram descritas mais de mil espécies de samambaias. Elas possuem tecidos vasculares e se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores. Algumas espécies de samambaias são consideradas invasoras e tratadas como pragas por ameaçar a biodiversidade.

Um pouco de História das Samambaias....

Então, arraste para cima e saiba mais sobre plantas que podem ser cultivadas em casa e longe do Sol.

Quer saber mais sobre plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos?

01

Ela é uma planta que aprecia umidade, porém não gostam de terra encharcada.. No verão recomenda-se fazer a rega 3x na semana.

SAMAMBAIA AMERICANA

02

De porte pequeno e ótima para ambientes internos ou à meia sombra, a samambaia-havaiana deve ser mantida úmida e protegida de correntes de vento.

SAMAMBAIA HAVAIANA

03

A Renda portuguesa precisa de sombra, porém gosta de luz, então, mantenha o vaso em local bem iluminado.  Gosta bastante de água e de umidade, deve ser regada em dias alternados.

SAMAMBAIA  RENDA PORTUGUESA

04

A renda francesa deve ficar em ambientes com temperatura entre 20 e 35 graus.  Regue em dias alternados com muita água. Em épocas muito quentes, molhe-a diariamente.

SAMAMBAIA RENDA FRANCESA

05

Esta espécie de samambaia prefere substratos leves, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem.  Dê preferencia a vasos de tamanho médio ou grande, para que a planta tenha espaço para se desenvolver. 

SAMAMBAIA AMAZONAS

06

É uma trepadeira rizomatosa nativa do sul da Tailândia e da Malásia.  Deve ser cultivada sob luz difusa, meia sombra ou sombra clara, em substrato rico em matéria orgânica, drenável, arejado e úmido.

SAMAMBAIA DE METRO

ARRASTE PARA CIMA E SAIBA MAIS SOBRE:

curso de decoração:

aprenda a decorar: